Vamos conhecer um pouco sobre a história da pasteurização!
Este processo se deu pelo século XIX, em meados dos anos de 1862 por um cientista francês Louis Pasteur, que questionava o motivo pelo qual a cerveja e vinho azedavam. Com o decorrer do tempo, ele descobriu que aquecer o alimentos acima de 60°C e resfriar bruscamente, evitava a deterioração do mesmo, devido a eliminação da maior parte da carga microbiana, assim surgiu está técnica que foi sendo aprimorada com o decorrer dos anos e é fundamental para a indústria de alimentos nos tempos atuais.
A pasteurização trata-se de um tratamento térmico com temperaturas até 100° C por determinado tempo, que após é submetido a um resfriamento. Tem como objetivo destruir os microrganismos patógenos que são aqueles que são prejudiciais a nossa saúde, lembrando que quanto maior a temperatura menor é o tempo utilizado para pasteurizar, assim é realizada para não degradar as propriedades físico-químicas do alimento.
Mas os benefícios não param por aí, uma das grandes vantagens da pasteurização é prolongar a vida de prateleira do alimento, retardando sua deterioração. Este processo é realizado em diversos alimentos, além do leite, em cervejas, sucos, polpas de frutas, comidas enlatadas, ovos, entre outros.
Comments