Os microrganismos estão relacionados com a disponibilidade, abundância e a qualidade do alimento para ingestão. Os alimentos são facilmente contaminados com microrganismos, seja na hora da manipulação ou armazenamento.
Bom, a análise microbiológica em alimentos surge com o objetivo de manter a qualidade e a higiene do produto. Ela nos proporciona informações relevantes sobre a contaminação, abrindo um leque para investigar onde está ocorrendo o erro.
A ANVISA estabelece um Regulamento técnico sobre os padrões microbiológicos para alimentos- RDC 12/2002, e em que dezembro de 2020 entraram em vigor duas novas legislações relacionadas a qualidade microbiológica de alimentos, sendo a RDC 331/2019 e IN 60/2019.
O conteúdo da RDC 331/2019 abrange toda a cadeia produtiva de alimentos, envolvendo as normas microbiológicas e suas aplicações. A resolução inclui o processo de produção, armazenamento, transporte, distribuição, comercialização ou qualquer outra etapa da cadeia alimentar. Segundo ela, os alimentos não devem conter microrganismos patogênicos, toxinas ou metabólitos que prejudiquem a saúde do consumidor.
A IN 60/2019, que complementa a RDC 331/2019, lista uma lista de padrões microbiológicos para alimentos prontos para o consumo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), essa norma é a que define a aceitabilidade de um lote ou processo. A definição desses padrões e sua adoção em toda a cadeia produtiva dos alimentos têm como objetivo garantir a saúde dos consumidores.
Quando realizamos a análises microbiológicas nos alimentos que produzimos, garantimos aos nossos clientes, confiança, qualidade e segurança. Além de ser crucial para determinarmos a vida de prateleira dos alimentos, ou seja, sua data de validade. Então, fica claro a importância das análises microbiológicas para evidenciar melhorias na produção do alimento.
Referências:
A Importância da análise microbiológica no controle de qualidade dos alimentos. Controllab, 2021. Disponível em <https://controllab.com/importancia-analise-microbiologica-cq-dos-alimentos/>. Acesso em: 5 de agosto de 2021.
SILVA, Maria Cecília da. Avaliação da qualidade microbiológica de alimentos com a utilização de metodologias convencionais e do sistema simplate. Tese (Mestrado em ciências) - Universidade Estadual de São Paulo. Piracicaba, 2002.
Comments